社会福祉法人 福島県社会福祉協議会 避難者生活支援・相談センター

Olá! Eu sou o Consultor para Apoio da Vida Diária!~Associação pelo Bem-Estar Social de Sukagawa-shi

2011/12/19
 

A partir da esquerda: Yuji Yoshida, Hiroko Yoshikawa, Taeko Takemura e Mayumi Sato.

Passados nove meses desde o desastre, o trabalho de reconstrução tem sido feito extensivamente. Nós da Associação pelo Bem-Estar Social de Sukagawa-shi reunimos um grupo de consulta e suporte à vida cotidiana (quatro pessoas) em outubro. Gostaríamos de continuar nossos esforços em direção à reconstrução com o mesmo empenho também daqui para frente. Podem contar conosco. Desta vez, gostaríamos de passar a todos nossas mensagens sobre as atividades que estamos realizando.

○A cada hora que passa, mais fica visível o progresso em direção à reconstrução, mas o trabalho no campo psíquico das vítimas (assistência psicológica) é uma parte que não é visível aos olhos, e pensamos ser muito importante dar continuidade a esse tipo de suporte. Mesmo que não seja possível acabar definitivamente com a ansiedade frente à ameaça radioativa ou com a insegurança em relação ao futuro da vida dessas pessoas, quero que o trabalho de assistência possa continuar num só caminho, direção e pensamento, de forma unificada. (Yoshida)

○Através das nossas experiências diárias sentimos a importância que é a força para ajudar uns aos outros. Devido às inundações causadas pelo tufão número 15 (nas casas provisórias dentro da cidade), novamente tivemos de viver dias como refugiados. Mesmo nesse momento infeliz pudemos ver os próprios residentes se empenhando para ajudar o próximo, além de sermos recebidos com um grande sorriso pelas pessoas que vieram nos buscar, o que nos faz sentir que muitas pessoas estão se esforçando para realizar atividades de suporte. Continuarei o trabalho com muita dedicação para tentar ajudar a todos. (Yoshikawa)

○Realizando atividades de suporte, deparamo-nos com diversas dificuldades, como decidir qual a melhor forma de dar suporte, ou se estamos no caminho certo, e a maioria das vezes temos que decidir na base da tentativa. Apesar desse sentimento de insegurança durante o trabalho de suporte, colhemos muitas palavras de agradecimento. No futuro também gostaria de continuar esse trabalho junto às vítimas. (Takemura)

○Devido à sequência de desastres do terremoto, tsunami e danos decorrentes, muitas pessoas tiveram de ir morar nos abrigos temporários, causando muito estresse e problemas entre as pessoas, de tal forma que as pessoas vêm até nós contar algo que até aquele momento não tinham tido chance de contar para mais ninguém e dizem chorando que “finalmente consegui desabafar…”, e é nessas horas que sinto que fiz bem em me tornar consultor de suporte à vida cotidiana. Penso que nosso trabalho é de tentar possibilitar uma vida cotidiana mais tranquila e com mais paz de espírito. Aprendo a cada momento neste trabalho de suporte. (Sato)

この記事が気に入ったら
いいね!しよう