社会福祉法人 福島県社会福祉協議会 避難者生活支援・相談センター

Vamos realizar mais atividades de salão e alegrar o coração!

2011/12/19
 

Reunindo-se para comer junto, ou montando e entregando guirlandas de Natal, estão surgindo várias atividades que têm como base o salão


▲Todos participam da decoração das árvores. Os enfeites foram presentes da Associação pelo Bem-Estar Social de Otama-mura.

Em Otama-mura Adatara, na região de Otama-mura Tama-no-i, são 211 as residências temporárias de emergência abrigando 419 pessoas provenientes de Tomioka-machi. Recebendo o apoio de várias entidades como a Associação pelo Bem-Estar Social de Otama-mura e a JICA Nihonmatsu, os residentes iniciaram as atividades de salão em três locais de encontro. O salão de terça-feira conta com a presença de enfermeiros do Hospital Internacional Seiroka (de Tóquio), que buscam dar continuidade à assistência médica oferecida às vítimas do desastre. Nas quintas-feiras é a vez das pessoas da A-coop. Cada salão tem contado com a participação de cerca de 13 a 15 pessoas. À medida que a atividade vai se desenvolvendo, tem sido cada vez maior o número de pessoas que dizem querer fazer algo de útil, e assim também foram oferecidos encontros de almoço, aos quais foram convidadas as pessoas que moram sozinhas nas casas temporárias.

▲A creche na região das casas temporárias também recebeu uma guirlanda.

Outra atividade realizada após pedidos dos moradores foi a montagem de guirlandas e decoração de árvores de Natal. “Fizemos cerca de 50 guirlandas. Hoje vamos levar as árvores decoradas para os locais de encontro. Também estamos planejando fazer Festas de Natal. No Ano Novo também teremos a tradicional dança do leão (“shishi-mai”) e todos estão aguardando as comemorações com grande expectativa.” – revela Akiko Nemoto (consultora de suporte à vida cotidiana da Associação pelo Bem-Estar Social de Tomioka-machi). Graças aos eventos programados, o dia-a-dia fica mais alegre com toda essa expectativa. As atividades do salão irão continuar no ano que chega, tendo como lema “Akaruku! Genki-ni!” (“Alegre e bem-disposto!”, em tradução livre).

(data da entrevista: 02/12/2011)


▲“Também quero uma para enfeitar minha casa.” – dizem os participantes que montam as guirlandas.
“Quanto mais a gente faz, melhor fica, então quem sabe viramos profissionais.” – todos riem com a piada encantadora.

この記事が気に入ったら
いいね!しよう