社会福祉法人 福島県社会福祉協議会 避難者生活支援・相談センター

O desenvolvimento das atividades voluntárias

2012/02/06
 

Quando houve o terremoto de Kobe, acredita-se que mais de 1.300.000 pessoas se voluntariaram na ocasião, mas após aquela tragédia, quando aconteceram grandes terremotos e tempestades, e também no desastre de Tohoku, pudemos ver a presença de inúmeros voluntários provenientes de várias regiões do Japão e do exterior oferecendo ajuda nas áreas atingidas. Imediatamente após o desastre já haviam voluntários prontos para ajudar com seus equipamentos completos. Presenciando esse fato, que também foi reforçado pela mídia, não são poucas as vítimas da tragédia que tem a impressão de que os voluntários vêm sempre de longe.

Ao pensar em “voluntário”, imagina-se que são pessoas preparadas e que agem de modo especial. No entanto, qualquer pessoa pode se tornar voluntária a qualquer momento, podendo participar espontaneamente, sem pressões, começando até pelas pequenas coisas que percebeu sozinha. Ajudar os vizinhos, realizar atividades comunitárias para melhorar a região, fazer donativos em dinheiro ou doar objetos, aproveitar as capacidades individuais, sejam elas técnicas ou de recreação, como hobbies, para ajudar alguém ou contribuir na região onde mora, e também ao realizar atividades como membro da sociedade local pensando que são ações naturais e de reciprocidade, em tudo isso podemos encontrar pequenas atividades de voluntariado.

Em certa pesquisa, perguntando aos voluntários qual foi o ganho com a sua participação, a resposta número um foi “Fiz muitas amizades”, e a segunda foi “Aproveitei com entusiasmo a experiência em si”. Através do trabalho voluntário, podemos fazer muitos amigos e canalizar nossas emoções, de modo que isso se torna também um convite para fortalecer a nós mesmos. Ao entrar na primavera, que tal você também começar a participar?

●Para participar como voluntário●
Quando desejar participar como voluntário, vá ao Centro de Voluntários da sua cidade.

この記事が気に入ったら
いいね!しよう