Realização de um divertido “Encontro de ‘‘mochi-tsuki”, respondendo aos pedidos das pessoas das moradias temporárias
Sorrisos! Sorrisos no local do evento, também na cozinha e também em volta do pilão para o “mochi-tsuki”!!
▲“Yôishô! Yôishô! (exclamação para força e incentivo)”. O lado divertido de bater o mochi é o grito de incentivo |
Em 20 de dezembro, na moradia temporária da área de Iwaki-shi Yotsukura-machi Onigoe, onde moram pessoas de Hirono-machi e Kawauchi-mura, foi realizado com o patrocínio do Clube da Terceira Idade da Área Yotsukura, o “Salão Yuai” de encontro de “mochi-tsuki”. “A maioria das pessoas das moradias temporárias diziam ‘Quero comer mochi’. Por isso, com a intenção de realizar esse desejo, compramos cerca de 20Kg de arroz tipo mochi. Com a colaboração da maioria de instituições afins, como o Conselho de Bem-Estar Social de Iwaki-shi – Conselho da Área Yotsukura e o Centro Regional de Assistência Integral à Terceira Idade de Hirono-machi, conseguimos sua realização”, disse o presidente Tadashi Nemoto, do Clube da Terceira Idade da Área Yotsukura. Naquele dia soprava o frio vento do norte, mas, mesmo no local do evento e em volta do pilão de mochi, o sorriso se espalhava. Enchiam-se também de uma forte energia, as cozinhas que preparavam “anko-mochi (mochi com massa de doce de feijão azuki)”, “kinako-mochi (mochi com pó de soja doce) e “oroshi-mochi (mochi com nabo ralado)”.
▲As pessoas do Centro Regional de Assistência Integral à Terceira Idade de Yotsukura que preparam muito habilmente o “anko-mochi”, o “kinako-mochi” e o “oroshi-mochi”. |
▲O fogão para cozinhar o arroz tipo mochi no vapor, responsabilidade da Comissão Infantil do Distrito de Yotsukuru, Iwaki-shi |
“Este ano, como não poderemos receber o Ano Novo como de sempre, poder comer um lindo mochi já é motivo de alegria.”, disse Kieko Nemoto (Hirono-machi). “Conseguimos apreciar as festas de fim de ano primeiro que todos. Agradecemos profundamente por terem tido o trabalho de trazer-nos.”, contaram Toshiyuki Nishiyama e o casal Yasuko (Kawauchimura). As cerca de 120 porções que foram preparadas, num instante estavam na barriga de todos.
▲“O mochi feito na hora é molinho e gostoso!” |
▲“Não tem coisa melhor do que ver todos alegres”, conta o presidente Nemoto |
O gosto de um mochi preparado na hora é realmente diferente. “Um evento com muita alegria é sempre muito bom. Deixa-nos alegres. Também é importante participar do evento produzido por instituições afins. É possível zelar por todos calorosamente”, disse Eiko Wada (especialista sênior da Assistência de Cuidados Médicos do Centro Regional de Assistência Integral à Terceira Idade de Yotsukura-Hisa-no-Hama-Ohisa). O Centro Regional de Assistência Integral à Terceira Idade de Yotsukura também está pensando em realizar um evento para que as pessoas possam se reunir no ano novo e para que possam passar divertidas horas. O sorriso é a base da vitalidade. Vamos participar e acumular energia para fazer um 2012 melhor!
(data da entrevista: 20/12/2011)