社会福祉法人 福島県社会福祉協議会 避難者生活支援・相談センター

Centro de Apoio para Assistência à Vida em Abrigos

2011/11/21
 

Lugar de descanso para dar segurança e conforto na vida das pessoas que vivem nas casas temporárias e casas municipais alugadas
“Support Center Naraha”


▲Crianças absortas, ouvindo uma história do livro de ilustrações, na Sala de Aula das Brincadeiras.

Os centros “Naraha Support Center” abertos em Aizumisato-machi e Iwaki-shi foram instalados para oferecer vários serviços às pessoas que foram forçadas a abandonar a terra-natal Naraha-machi e viver em abrigos.
O Conselho de Bem-Estar Social de Naraha-machi contratado por Fukushima-ken está administrando seu escritório instalado dentro do Centro.
Os serviços oferecidos pelo Centro são variados, como construção de um lugar para os idosos (Day Service) para evitar isolamento e prestar cuidados a eles, consultas gerais como tratamento médico, de saúde e de aspecto mental, oferecer um local para encontros com outros abrigados, oferecer serviços de refeição, de envio de assistentes, de visitas de patrulha, de suporte para assistência à infância etc.
Nestes dias, o número de pessoas que usam o centro está aumentando, chegando a quase 20 pessoas por dia.


▲Cena de uma refeição do Day Service. No Centro também há banhos, sendo possível também utilizar o serviço de banho. ▲Mães trocando informações sobre desmame, trabalho, creches, etc

“Dentre as pessoas que usam o Day Service, a maioria são aquelas que dizem ‘eu venho porque é divertido poder falar de várias coisas’. Sinto-me muito feliz em ver as expressões das pessoas ficando cada vez mais felizes”, disse o sr. Teiji Kajiwara (diretor do Conselho de Bem-Estar Social de Naraha-machi).
A “Sala de Aula das Brincadeiras”, que presta assistência à infância, de preferência bebês, também está satisfazendo as usuárias como o local para conversar abertamente sobre criação e alimentação de bebês. “Depois das conversas, as mães ficam mais leves. E o estado de despreocupação da mãe é transmitido para a criança”, disse a encarregada da Sala, sra. Kuniko Furuichi.
Já se passaram 2 meses desde a inauguração da Sala. E a assistência está começando a melhorar oferecendo serviços com os aguardados especialistas, como consultas jurídicas e cuidados com a mente.

Ela gostaria de continuar com os serviços de apoio mais cuidadosos, como um local de relaxamento que oferece conforto e dá assistência à tranquilidade das pessoas de Naraha-machi, realizando vários eventos agradáveis.

この記事が気に入ったら
いいね!しよう