社会福祉法人 福島県社会福祉協議会 避難者生活支援・相談センター

O seu dia-a-dia favorito está composto por quais tipos de partes?

2011/11/07
 

Realizar marcenaria domingueira ouvindo o Blue Hearts. Preparar o café da manhã com minha esposa e meu filho na cozinha, checando o noticiário na rádio pela manhã. Um jantar simples à noite, em família, tomando coca-cola e comendo pratos preparados basicamente por peixes. À noite, dormir junto com as crianças depois de ler estorinhas a elas, e ao acordar de madrugada, assistir aos programas noturnos comendo um pepino inteiro. Se acontecer algo ruim e desagradável no dia, eu como um pudim para revigorar minha energia, e se acontecer algo feliz e agradável no dia, eu me presenteio também com um pudim. Não é nada exagerado, mas o conjunto de cada uma dessas pequenas partes é o meu dia-a-dia favorito.

Por quais tipos de partes estaria composto o seu dia-a-dia favorito?

Família, trabalho, hobby… Nós, ajudantes da administração do Centro de Voluntários em Caso de Desastres, suamos juntamente com grande número de voluntários, número jamais visto anteriormente, para ajudar na devolução “mais rápida possível” do “maior número possível” da vida cotidiana das pessoas que a perderam subitamente naquele desastroso dia. É claro, ainda hoje, muitos de nossos companheiros continuam suando bastante no seu trabalho. A região das atividades ou o seu conteúdo também são os mais variados. A atividade do Centro de Voluntários em Caso de Desastres ou do Centro de Voluntários para Restauração não se restringe somente à “retirada de lama”. As mais diversas atividades para a devolução da vida cotidiana às vítimas estão ao nosso alcance.

Mas, infelizmente, é impossível devolver a vida cotidiana das pessoas ao seu estado original. Mas, existe a possibilidade de melhorar ainda mais a vida de todos, inclusive a nova vida que se iniciou naquele dia.

Para se tecer uma nova vida com o vizinho, é necessário ter um pouquinho de criatividade. O seu dia-a-dia favorito está composto por quais tipos de partes? Passar os seus desejos reais a nós e a seus vizinhos em palavras ou em atitudes poderá se tornar o primeiro passo para melhorar ainda mais a sua nova vida. Eu denomino essa atitude como “abrir a si mesmo”. Se é alguém que já mantém um relacionamento por longo tempo, é possível conhecer o gosto do vizinho sem muito esforço. Porém, estamos agora em um momento emergencial para a reconstrução da vida diária. Talvez essa atitude de “abrir a si mesmo” possa aumentar o número de seus amigos pela sua vizinhança.




Osamu HASEBE
Reunião do Projeto de Apoio às Atividades Voluntárias em Caso de Desastres
(Entidade Jurídica de Bem-Estar Social) Conselho de Bem-Estar Social de Kobe

この記事が気に入ったら
いいね!しよう