社会福祉法人 福島県社会福祉協議会 避難者生活支援・相談センター

Força que vem das montanhas, força da natureza.

2011/09/19
 

Dentro em breve 6 meses se completarão desde o incidente de 11 de março e com eles uma dor no coração pela situação de Fukushima-ken, que não apresenta quaisquer sinais de recuperação.

Quando considerei o que nós, que gostamos de montanhas, poderíamos fazer para ajudar, pensei em conseguir que uma ou mais pessoas pudessem vir deslumbrar a beleza da natureza que aflora nas montanhas de Fukushima-ken. Escalar as montanhas, conversar com as pessoas da região, comer o produto local e comprar “souvenirs”, foram algumas das maneiras que pensei para poder ajudar essas pessoas.

Além disso, ao caminhar por estes lugares juntamente com as pessoas que agora moram nos abrigos, é possível perceber uma vontade neles de mudar nem que seja um pouco seu sentimento interno e ganhar mais disposição e energia. Após o desastre, através da apresentação do presidente da Câmara dos Deputados Kazuyoshi Nakajima, que estava andando pelos arredores dos abrigos de Fukushima, e com a cooperação da associação de turismo de Onsen Ashinomaki, pude caminhar na área de Urabandai Goshikinuma no dia 13 de junho com as pessoas que estão abrigadas no Onsen Ashinomaki.

No dia 11 de julho, através da apresentação feita pelo jornal Fukushima Min’yu com a contribuição da associação de turismo de Tsuchiyu Onsen, escalamos o Kimenzan, o qual faz parte do conjunto de montanhas Adatara. Preparei minhas botas e minha mochila com os itens necessários para a escalada. Em ambos os dias, fomos agraciados com um tempo bom e pudemos andar dentro da floresta coberta com um cenário verde maravilhoso, comer bolinhos de arroz e conversar bastante.

Tive a possibilidade ainda de ouvir muitos pensamentos positivos como: “Nunca pensei que durante a vida no abrigo poderia fazer caminhadas pelas montanhas. Minha casa e minhas coisas estão todas destruídas, mas isso é coisa do passado, agora é hora de pensar no futuro…”, e cheguei à conclusão de que na verdade nós é que somos encorajados com estas palavras.

Fui surpreendida na hora de voltar pra casa com palavras como: “Realmente pude sentir uma energia positiva saindo de mim, foi uma mudança refrescante, mesmo que preocupações sejam inevitáveis”, e ainda recebi de presente um enfeite para pendurar no celular com as palavras “Muito obrigado!”.

Na área do Onsen Inawashiro Numajiri, eu também possuo um alojamento, mas que teve de ficar fechado por dois meses devido a danos causados na tubulação do onsen. Como eu também possuo um ônibus com capacidade para 28 pessoas, após a escalada, meu marido levou as pessoas de volta aos abrigos, e acabou recebendo dos participantes uma caixa de Oronamin C1, o que me deixou bastante agradecida. A expressão facial destas pessoas de quando os encontrei pela primeira vez comparada com a expressão de quando terminamos de andar pelas montanhas era totalmente diferente, pude perceber neles a energia das montanhas e a maravilhosa força da natureza, o que me faz querer continuar este tipo de caminhada futuramente. Em outubro temos planejado uma escalada de suporte à Tohoku na montanha Nishiazuma, e contamos com a participação das pessoas de áreas metropolitanas. Por 4 dias e 3 noites, contando a partir do dia 21 de agosto, eu e mais 3 famílias de abrigados temos planos de escalar Tateyama, localizada em Toyama-ken, patrocinados pela loja de esportes ICI Ishii. Esta escalada será transmitida pelo canal BS no dia 8 de outubro às 19 horas. No Himalayan Adventure Trust do Japão (HAT-J), do qual sou associada, existem projetos visando assistência à área de Tohoku e com isso estão sendo planejadas caminhadas e escaladas pelas montanhas. Gostaríamos de contar com a divulgação destes eventos quando planos futuros forem aprovados. Você também não gostaria de poder apreciar a beleza da natureza de Fukushima e compartilhar conosco sua energia positiva?



Alpinista Junko Tabei

この記事が気に入ったら
いいね!しよう